13.10.06

Google compra YouTube por US$ 1,65 bilhão em ações










O Google vai comprar o site de armazenagem e partilha de vídeos YouTube por 1650 milhões de dólares (1300 milhões de euros). O negócio, que a confirmar-se será a maior aquisição de sempre da empresa, justifica-se pelo sucesso do YouTube. Lançada em Fevereiro de 2005, é a página mais vista do Mundo, com 72 milhões de visitantes por mês e 100 milhões de vídeos vistos por dia.

Acaba-se, assim, com as especulações da possível compra do YouTube por outros grandes dos media. A Yahoo!, a News Corp., a Viacom e a Time Warner foram sendo dadas pela imprensa económica internacional como interessadas na aquisição do site que, segundo a empresa de estudos Hitwise, concentra cerca de 46% do mercado de descarga de vídeos na rede. São estes números apelativos que sustentam a generosa oferta da Google, dizem os especialistas, que consideram que o YouTube ainda não demonstrou a visibilidade económica do seu modelo de negócios.

No imediato, mais importante do que a viabilidade do modelo de negócio do YouTube são as expectativas geradas quanto ao retorno do investimento em vendas de espaços publicitários na rede. Segundo o Instituto eMarketer, espera-se que as receitas publicitárias das páginas de vídeos sejam, até 2010, seis vezes superiores às de hoje, chegando aos 2,3 mil milhões de dólares (1,82 mil milhões de euros) e a 10% do total de publicidade na Internet.

O Google já opera neste segmento de mercado, com o Google Video, mas ocupa o sétimo lugar entre os mais consultados nos Estados Unidos. Segundo dados do gabinete Hitwise, os vídeos partilhados do Google garantem 11% do mercado norte-americano, uma fatia muito aquém dos 46% assegurados pelo YouTube e dos 21% do MySpace, do grupo New Corp.

Nova era na Internet

O Google já fez saber que a compra será financiada com acções próprias e que o YouTube manterá a estrutura actual, funcionando de forma independente da casa-mãe. Os fundadores do site, Chad Hurley e Steve Chen, bem como os 65 trabalhadores, serão integrados na companhia.

Outra das prioridades passa por contornar os riscos de processos por pirataria que ameaçam o YouTube, já que parte dos vídeos do site são tirados de emissões televisivas e telediscos de cantores sem autorização. Uma deriva que, segundo alguns analistas, pode ditar a morte do YouTube, tal como aconteceu com o site de música Napster.

O Google e o YouTube estão já a trabalhar na prevenção dos riscos. Anteontem, assinaram acordos com quatro das maiores companhias de música e de televisão para a difusão gratuita e legal de conteúdos em troca de uma participação nas receitas publicitárias. O YouTube chegou a entendimento com a Universal Music, a Sony BMG Music e com o grupo de televisão CBS, enquanto que o Google assinou com a Sony e a Warner Music.

O negócio, que deverá garantir 101 milhões de visitas, é já visto como o início de uma nova era na Internet. "É um indicador que confirma o desenvolvimento de uma nova vaga de fusões", disse o analista Phil Leight.



Há quem lhe chame Web 2.0, há quem diga que a "web de amanhã" afinal já existe há muito tempo, apenas está a ser estimulada. A rede ferve e várias ferramentas informáticas, de partilha de diversos conteúdos, nascidas a partir de ideias simples de internautas, atraem os gigantes da indústria que têm comprado as novas loucuras tecnológicas, como foi o caso do YouTube.



www.Blogger.com

Ferramenta baseada na web que permite que os utilizadores criem e publiquem conteúdos. Criado em 1999, permitiu a massificação dos blogs. Em Fevereiro de 2003, foi comprado pelo Google, numa altura em que o número de utilizadores e blogs alojados no seu domínio já ascendia às centenas de milhares.




www.Flickr.com

Um dos sites fulminantes em termos de negóciono ciberespaço. Foi criado em 2004 e comprado pela Yahoo! em Março de 2005. Dedicado à fotografia, neste momento tem mais de 100 milhões de fotos. O Flickr é considerado um dos componentes daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido à interactividade permitida. Tem cerca de dois milhões de membros e 3,4 milhões de visitantes individuais.



www.MySpace.com

No Verão do ano passado, a News Corporation (proprietária da Fox, do magnata da Comunicação Rupert Murdoch) comprou a empresa dona do MySpace, fundada em 2003. O site, um dos mais visitados do planeta, utiliza uma rede interactiva de fotos, blogs e perfis de utilizador. Inclui um sistema de hospedagem de MP3, que fez com que muitas bandas e músicos utilizassem o My Space para as suas páginas oficiais.

Fonte:www.sapo.pt


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